segunda-feira, 5 de agosto de 2019

Adelaide: cor dos meus sonhos

É pelo barulho das pipocas a estalar que me aproximo de ti. Do cheiro a bolo vindo do forno - aquele cheiro mágico que nos fazia gostar ainda mais de ti e do mundo. Do puré na mesa mais divinal que alguma vez alguém cozinhou. Pela imagem de te ver de avental quando me aproximo daquela que em tempos foi a tua cozinha. É através da primavera que me leva rapidamente aos florais dos teus vestidos - e te imagino a dançar por entre os sonhos. É pelos domingos à tarde, bem em frente à lareira, juntos de rosca e tulicreme que me aconchego de ti. Que recordo o quão era bom ter-te do nosso lado. O quão era bom poder chamar-te sem receios nem sustos de silêncios. O quão era bom ter mãe. Inteira e do nosso lado. O nosso maior e único pilar. É quando páro no tempo depois de ouvir a minha própria gargalhada... E me apercebo que sou igual a ti e que me deste uma das coisas mais bonitas da tua vida. Pela maneira como os teus anéis fluem nas minhas mãos - e diretamente são reportada às carícias dos teus abraços. Adelaide. Sempre enches-te a nossa vida de vida. Desde pequenas que soubemos o que era viver além dos problemas - sempre foste rodeada deles e ao mesmo tempo muito maior que os mesmos (às vezes nem os chegávamos a ver de pequeninas que éramos). Fizeste-nos sempre acreditar que estava tudo bem - fazias-lo tão bem e ainda bem! (mesmo que essa não fosse muitas das vezes a nossa verdade). Tenho a certeza que o tempo curto que tivemos do teu lado foi eterno por isso mesmo. Nos fez às quatro eternas por causa disso. Que foi graças a ti que hoje te recordamos e somos inteiramente vivas. Agradeço-te, todos os dias, por teres sido a mãe que sempre desejámos e precisávamos. Pela bondade que tiveste em fazer de nós as miúdas mais felizes da zona. As tuas meninas. As mais bonitas crianças que o mundo podia ter lançado à terra. E é disso que me lembro de ti. Do teu positivismo, confiança, alegria e sincera bondade. Juntamente e muito mais que a beleza infinita que tinhas. Eras sempre mais que isso e merecias vida eterna: prometa que ta darei. E que depois de mim o mundo saberá na mesma quem foste e és: porque ensinarei o que aprendi com a melhor. É com esta força e elogios que enfrento o dia-a-dia. É com esta vontade de te ser igual e melhor que me guio. Quer a estrada esteja livre ou inteira de rasteiras. Levarei sempre comigo esta vontade de te encontrar em cada recanto. Mãe. Minha Mãe. Inteira e do nosso lado. O nosso maior e único pilar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Hoje há festa no céu

 Hoje há banquete no céu, E os anjos batem palmas Rodopiando por entre as nuvens.   Hoje há banquete no céu, E a tua gargalhada ec...